sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BALANÇO DO CENA

Não participei ativamente do Cena Contemporânea 2010 de Brasília, mas tudo o que vi (4 peças) me encantou.

Sobre o Till, do Grupo Galpão eu já havia comentado.

Sexta passada assisti “Neva” do Teatro el Blanco, do Chile. A peça é um pouco cansativa, mas muito bem construída. A atuação dos atores é fantástica.

In on it é marcada por diálogos fluidos, que vão do humor sutil ao cáustico, do lirismo quase literário à linguagem de simplicidade tocante. Dois homens representam situações em três planos alternados; no presente eles discutem o enredo de um peça de teatro escrita por um deles; no presente fantástico eles representam o texto da peça e no passado, recordam as etapas da relação amorosa vivida por eles.

Odisseus Chaoticus é uma comédia baseada na Odisséia de Homero. Engraçadíssima!!! Nunca tinha vivenciado de forma tão latente a “tal língua universal do teatro” como neste espetáculo sem legenda interpretado por um grupo israelense falando em italiano, inglês e espanhol.

O estilo destas três últimas é bem parecido: atores interpretando atores (no caso das duas primeiras), vida real misturada com fantasia, ausência quase total de cenário, iluminação fantástica (queria que meu irmão assistisse a todas elas) e um poder de imaginação enorme dos atores e da platéia.

Dada a devida distância para os estilos diferentes, segue minha classificação:
1) In on it
2) Till, a saga de um herói torto
3) Odisseus Chaoticus
4) Neva

Ah, Preciso ainda registrar minha admiração pelo “Memória da Cana” que não vi no Cena porque já havia assisti durante o FIT em BH. O espetáculo é simplesmente fantástico desde o cenário até o texto, a interpretação e a iluminação que no final, é toda feita com fogo. Uma família nordestina vive os conflitos de várias relações incestuosas dentro de uma casa no meio de um canavial. É uma adaptação de Álbum de Família de Nelson Rodrigues.

No final de semana ainda tem mais teatro e uma programação musical extensa que promete muito. Para conferir: www.cenacontemporanea.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário