quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SETEMBRO AMARELO...

O tempo está seco, os dias quentes e a grama já nem existe no planalto central. Porém, os ipês amarelos começam a florir e a cidade ganha uma nova vida nestes últimos dias de inverno (talvez o mais quente dos meus últimos anos...média de 28º a 30º).

Desde criança tenho um fascínio pelo ipê. Aprendi a admirá-lo com a minha avó que me ensinou a cantar a música “O Ipê e o Prisioneiro” que já não sei se é de Liu e Léu, Tião Carreiro e Pardinho. A gente sempre ligava na rádio de Bueno Brandão pra pedir a música enquanto ela preparava um daqueles deliciosos cafés da tarde.
O refrão pra matar a saudade:
...”Meu ipê florido junto a minha cela
Hoje tem altura de minha janela
Só uma diferença há entre nós agora
Aqui dentro é noite não tem mais aurora
Quanta claridade tem você lá fora...”

Mas o ipê não é muito comum lá naquelas bandas devido ao tempo úmido. Agora, vivendo no cerrado, o amarelo das árvores sem nenhuma folha me enche olhos logo pela manhã e torna meu dia mais agradável. Meu programa do final de semana vai ser fotografar os pés de ipê. Depois posto as fotos!!!

Sobre o ipê amarelo:
Originária do Brasil, é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada (http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A21ipeamarelo.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário